Omeleta de legumes. Light, claro!

Quando estive no Brasil, no ano passado, deleitei-me com as omeletas do hotel onde estava. Eram tipo crepes, feitas na chapa, e em que o recheio (queijo derretido na chapa, por exemplo… humm) era cozinhado antes de se juntar à omelete já cozinhada. Serviram-me de inspiração para esta receita light!

  • 1 ovo
  • 1 clara
  • espargos (opcional)
  • tomate cherry (ou um tomate maduro cortado aos cubos)
  • cogumelos frescos
  • espinafres
  • tomilho
  • sal e pimenta

Deite os legumes todos numa frigideira anti-aderente ou num wook – sem azeite – e deixe cozinhar em lume forte até murcharem (ficarem al dente); tempere com as folhas de tomilho, sal, pimenta moída na hora e um fio de azeite (muito pouco).

Bata o ovo e a clara, adicione sal e pimenta; coloque uma gota de azeite numa frigideira grande anti-aderente (ou numa chapa) e unte com a ajuda de um guardanapo ou papel de cozinha. Deite os ovos, espalhe na frigideira e deixe cozinhar; quando estiverem quase prontos coloque os legumes no meio e enrole ou dobre, como se fosse um crepe. Acompanhe com uma salada e, se desejar, uma fatia de pão torrado (ou 2/3 c. sopa de massa ou arroz).

Nota: pode usar outros legumes, desde que tenham mais ou menos os mesmos tempos de cozedura; se gostar, pode adicionar 1/2 malagueta verde aos legumes, sem sementes; pode ainda juntar ervas aromáticas aos ovos batidos, como salsa, por exemplo; podem usar dois ovos em vez de um e a clara, mas fica mais calórico…

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