Penne com frutos do mar

Adoro marisco! Por mim, passava a vida a comê-lo!
Das coisas mais fantásticas que recordo da minha vida em Paris é precisamente o marisco. As ostras, vendidas nas bancas dos mercados de rua citadinos ao fim-de-semana, à dúzia, já abertas para comer na hora, só com um fio de sumo de limão. Das melhores experiências que já pude experimentar. Não há ostras como as de Paris.
Bom, mas vamos lá à receita, que ainda falta um pouco para a hora do jantar. Eu uso um wook, mas uma frigideira anti-aderente ou um tacho serve perfeitamente.

Penne com frutos do mar (2 pessoas)

* uma lata pequena de tomate enlatado aos pedaços;
* quatro dentes de alho picados ou esmagados;
* uma embalagem pequena de mariscada ou de miolo de marisco (eu uso a    da marca Pingo Doce, é a melhor, para mim, e a que tem melhor relação qualidade/preço);
* tomate cherry (se houver por lá)
* manjericão
* tomilho
* sal e pimenta
* um fio de azeite
* penne ou outra massa à escolha

Abram a lata de tomate e coloquem na frigideira/wook/tacho. Piquem os alhos bem fininho, eu tenho um esmagador de alhos, a minha melhor compra de 2009 (aconselho a comprar um bom, em aço inox, lavável na máquina, custa 20-30€), e juntem ao tomate. Deixem cozinhar cerca de 10 minutos, mexendo frequentemente.
Entretanto, juntem o miolo de marisco descongelado (se não estiver descongelado, passem-no um minuto ou dois pelo micro-ondas, ou então passem-no por água quente), e deixem cozinhar cerca de cinco minutos, ou até o marisco estar al dente. Juntem o tomilho, dois pés, as folhas do manjericão, umas oito, e, se houver, uma mão cheia de tomates cherry cortados ao meio (sim, eu sei que são caros, mas o Pingo Doce tem umas embalagens a menos de um euro). Temperem com sal, pimenta e um fio de azeite e voilá! Sirvam sobre a massa, cozida al dente com sal e um fio de azeite. E deliciem-se!

Esta entrada foi publicada em Receitas de Peixe. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

